Pular para o conteúdo principal

Pirralho

Centenas de dias haviam se passado, mas a bermuda era a mesma, jeans azul totalmente desbotada, rasgada nas coxas, o zipper não fechava mais, os bolsos furados. A camisa, essa ele evitava vestir o quanto pudesse, só tinha uma que havia roubado a poucos dias, a anterior já estava imprestável.
A idade? Treze ou quatorze uma coisa assim, não fazia muita diferença, pra ele o que importava era viver o hoje. Pela manhã ficava por perto da padaria, fazia aquela cara de fome e sempre tinha alguém que dava um pãozinho, um salgadinho, uma coisinha assim.
Viciado? Claro que sim. Na rua sem cheirar e sem fumar como é que vive?
No semáforo ganha uns trocados mas tem que ficar esperto, não pode ficar com dinheiro graúdo, esses ele escondia lá no terreno baldio, atrás da casa abandonada dentro de uma lata, bem no canto do muro onde o mato cresceu e ficou bem alto. Pirralho, esse apelido é porque parece que não cresce, não se sabe se é genética ou desnutrição. O coitado é magro que as costelas parecem piano. Uma vantagem, ele corre mais veloz que qualquer um, se não fosse isso já teria sido preso umas duas vezes.
Ele sabe ler? Um pouco, e escrever o bê-a-bá.
Conheceu uns malabaristas, ganhavam mais dinheiro jogando bolinha pra cima do que limpando os vidros dos carros, mas ele não tinha as bolinhas. Gastar as suas economias ou roubar? Roubar.
Entrou num supermercado e roubou um pacote pequeno de balões, botou dentro da cueca bem rápido, de repente o segurança gritou.
            - Pega, tá roubando!
Não deu nem tempo, correu feito doido e se jogou, escorregou entre dois caixas, uma mulher gritou e quase morre do coração, pensou que ele ia pegar ela. O segurança logo atrás... sem chances. Pirralho já estava lá no meio da rua correndo com os pés batendo na bunda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fora da Clausura

A clausura do pensamento retido e contido na experiência alheia e ao leo. A clausura na preguiça, no desânimo, na moleza, no sono, na mesmice indolente que prostra, esmorece e submerge no ócio. A clausura na esterilidade mental, no desprovimento de capacidade, na improdutividade intelectual, no esgotamento físico, prisão no desimaginativo. A clausura na recordação nostálgica, na tristeza, na mágoa, no rancor, na falta de liberar o perdão, na dor, na viuvez, na solidão, na orgia, no calor, no frio, na saudade, no amor, no ódio, na doença, na morte.
O que te prende?
O livramento vem pelo pensamento liberado, livre, criativo, vivido, singular ou plural, ativo, animado, trabalhado. A liberdade é fertilidade mental, prazer físico e construção sonhadora, atividade focada e firmeza. Não existe claustro quando a saudade é saciada, quando o sonho é realizado, quando o amor é sentido, a dor aliviada e a solidão é despedida.
O que te mantém livre?

Um lepo no Legado

Eu quase não sonho devido o meu sono ser interrompido muitas vezes a noite, assim, quase sempre acordo cansado. Problemas técnicos na minha máquina de sonolência. Os sonhos de conquista, aqueles que tinha quando criança, eu só tive um e realizei alguns anos atrás. O que veio depois disso são desejos e vontades: trabalho dos sonhos, casa dos sonhos, grana dos sonhos... tudo que for dos sonhos eu não tenho.
Durante a vida e acredito já estar chegando na metade na minha de acordo com as estatísticas, eu fui me virando, batalhando, de repente uma oportunidade apareceu eu aproveitei. Em outro momento uma chance surgiu, eu fui. Assim, o que eu tenho é um monte de experiências vividas e poucas realizações marcantes para as próximas gerações. O meu legado... é... vamos pular essa parte.
Eis o ponto, pular a parte que deve ser percorrida.
Agora é bem direto, para as pessoas que "pularam" etapas seja pela necessidade, seja por falta de grana, seja por causa da corrupção do Brasil ou até …

Arrependimentos

Fui questionado: “Pablo, você tem arrependimentos?” A resposta foi imediata: “Sim, muitos”.
Eu me arrependo de tantos erros que causaram mágoas, eu me arrependo de intenções que não deram certo, eu me arrependo de vontades fora de hora, eu me arrependo de palavras maléficas que não voltam, eu me arrependo de atitudes que enganaram, eu me arrependo de mentiras, eu me arrependo de abandonos, eu me arrependo da falta de interesse, eu me arrependo do silêncio que despreza, eu me arrependo do descaso com o importante, eu me arrependo do tempo perdido com banalidades, eu me arrependo de tantos pecados, eu me arrependo de não ter ouvido a minha mãe, eu me arrependo de não ser parecido com meu pai, eu me arrependo por não ser um exemplo de pai, eu me arrependo por causar tanta dor, eu me arrependo de não ser uma pessoa melhor...
... Não me arrependo de viver, só os vivos se arrependem e aprendem o que é redenção!