sábado, 6 de janeiro de 2018

A extinção das bibliotecas e o sonho alcançado.


Uns dias atrás eu passei na frente da biblioteca pública aqui de São Luís, estava fechada, por sinal. Eu lembro de várias vezes, que saí de casa para fazer trabalho e encontrar com os amigos da escola. Falávamos o assunto para a bibliotecária, que logo nos trazia alguns livros, sentávamos numa mesa redonda e passávamos a tarde pesquisando, fazíamos o trabalho em cartolina ou papel almaço. Depois do trabalho passeávamos pela redondeza, ou simplesmente sentávamos na praça em frente e nos divertíamos.

A internet chegou e mudou isso, muitos jovens de vinte e cinco anos pra baixo, nunca entraram numa biblioteca, a não ser as virtuais. Inúmeras bibliotecas públicas fecharam e outras ficaram restritas as universidades. O acesso a informação e a produção textual está muito mais fácil, sem sombra de dúvidas, a internet facilitou a vida para os escritores, hoje em dia podemos publicar livros de graça, basta ter acesso a internet.

O desenvolvimento virtual é um processo impossível de parar. Eu mesmo quase não compro livros, os e-books são mais acessíveis e baratos. Os discos de vinil e as fitas cassete são objetos de colecionadores, acredito que daqui algum tempo, os livros também serão.

Milhares de escritores surgiram pelo mundo a fora, de todos os tipos e em todas as especialidades e assuntos. Se por um lado a internet gerou a extinção de inúmeras bibliotecas, por outro, possibilitou a execução de um sonho para muitos – escrever um livro. Alguns autores chegaram a se isolar do mundo para escrever, hoje em dia, quanto mais conectado, melhor são as chances de produzir uma obra significativa.

Não sei afirmar o que vem por aí, mas se você leu esse texto é graças a internet, que me permitiu transformar um sonho, numa atividade corriqueira – escrever.

Nenhum comentário: