domingo, 18 de novembro de 2018

Potencial e Desempenho



Sempre recebo elogios sobre os meus textos, o mais comum é “você tem muito potencial” o que não significa que tenho um bom desempenho, afinal, alto potencial e baixo desempenho não gera nada no fim das contas. É possível um alto desempenho com baixo potencial? Sim. Pessoas inteligentes e esforçadas conseguem bons resultados sem necessariamente estarem desenvolvendo o potencial efetivo. Um jogador de futebol pode cantar ou um escritor pode dançar.

Vimos nos últimos anos surgirem várias tendências em busca de otimização do potencial para melhoria de desempenhos. As empresas buscam produtividade e lucro, artistas e pensadores buscam inspiração e criatividade. Nas escolas, cada vez mais cedo os testes de aptidão procuram os potenciais que serão revelados nos testes de desempenho.

O potencial é aquilo que você diz, “não sei viver sem fazer isso”, desempenho é “o que você faz”. Potencial é a força, na filosofia chamada de vontade, o desempenho é a execução. O seu potencial pode nunca ser descoberto pela humanidade, mas o seu desempenho sempre será avaliado, que tal unir o útil ao agradável? Todos precisam de sustento, mas apenas uma pequena parcela vive do seu potencial.

Lá vou eu para frente dos holofotes, “eu não sei viver sem escrever”, porém, não tiro o meu sustento do que escrevo, pelo menos ainda não. Eu sou um vendedor. Aqui entra uma outra curiosidade sobre o potencial, não importa o que você faça, ou seja, o que você está desempenhando pode não ter nada a ver com aquilo que faz você sentir-se realizado, mas você está consciente disso. Essa consciência sempre vai te desviar do caminho, mudar os planos, criar alternativas para te trazer de volta. É esse potencial consciente que não me deixa parar.

Por fim, se você, como eu, não está desempenhando o seu potencial como gostaria, calma, não se desespere. Pode ser que você buscou estabilidade num concurso, uma profissão que te trouxesse riqueza, usou seu tempo e dinheiro nas baladas e festas, ou simplesmente, não está nem aí para esse papo de potencial e desempenho. O que posso dizer é que mais cedo ou mais tarde, suas realizações vão te confrontar e nesse confronto tardio como o meu, ou, antecipado como deve ser para a maioria, perceba o quanto de potencial você têm.

Assista o pequeno vídeo abaixo e que seja "o momento decisivo" de potencialização no seu desempenho.







Nenhum comentário: