quarta-feira, 17 de outubro de 2018

SENSAÇÕES - Tristeza


A tristeza é sem dúvidas a sensação mais sincera de todas.  Coração abatido, a alma perturbada, a mente bagunçada, o corpo inteiro sofre e pode levar vários dias até a recuperação. Algumas situações a tristeza é tão profunda que deixa sequelas para toda a vida. Diferente de todas as outras sensações, que são momentâneas, a tristeza vem para ficar, se não tomarmos providencias roubará toda a nossa energia na forma de uma depressão.

Eu internalizo bastante minhas tristezas, sei que elas estão lá, ainda que durante todo o dia eu trabalhe, converse, sorria, brinque, ela sempre “conversa” comigo.
“Por que você está tão alegre, esqueceu-se do ocorrido?” “Pra que esse sorriso bobo, você deveria estar mais sério”, “como assim, você ainda vai falar com essa pessoa?”, “aproveite a oportunidade, dê o troco, vingue-se”.

Quem sofreu grandes mágoas ou perdas, entende perfeitamente esse “diálogo interior”. Queremos aliviar a pressão de alguma forma. É natural procurar refúgio em algo prazeroso, porém, a tristeza permanecerá, continuará após o êxtase e se duvidar, até piora. Como lidar com isso? Seguem algumas dicas de como eu lido com as minhas tristezas, pode ser que alguma delas te ajude.

  • ·       Aceitar e buscar entender a dor. Não é masoquismo, pelo contrário, se você furou o dedo com uma agulha vai sangrar, por quê? Atingiu um vaso sanguíneo. É claro que existem situações traumatizantes, que não queremos aceitar, algumas pessoas dizem “prefiro morrer a passar por isso”.
  • ·       Chorar, sofrer a dor, sentir a tristeza. Não é fácil, existem perdas que rasgam a nossa alma, retalham nosso interior e nos deixam perdidos.
  • ·       Busque apoio. Um velório é muito mais do que homenagem ao falecido, é assistência, apoio, socorro a família enlutada numa situação de tristeza extrema. É incrível como um simples abraço te renova ainda que no silêncio, uma mensagem te dá ânimo, apenas ver a pessoa ali, que não pode mudar o que aconteceu, mas está ao seu lado.
  • ·       Converse com sua tristeza, solitariamente. Remédios e amigos são de grande ajuda nos casos mais complicados, porém, você ficará sozinho, se não souber lidar consigo mesmo, é o fim. Eu li recentemente, que “as pessoas não querem acabar com a própria vida, elas querem acabar com a dor”.
  • ·       Diferencie a tristeza da depressão patológica. Parece simples, entretanto, essa doença afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros. Somos o povo mais depressivo da América Latina e vivemos no país mais rico de todos eles. A depressão está muito ligada ao transtorno de ansiedade, são quase 20 milhões de brasileiros que padecem desse mal (fonte).

Aceitar e sofrer a tristeza, buscar ajuda e conseguir internalizar a dor, superar. Escrever sobre isso é muito fácil, entretanto, nunca escrevi com tanta sobriedade, perdi a minha mãe de uma forma traumática a menos de um mês. Estou nesse processo, mas a tristeza que me veio de assalto, roubou de mim uma pessoa inestimável, ainda assim, o que dela permanece em minha vida jamais poderá ser tirado, esse é o meu alento, o meu ânimo. A tristeza vai passar, o que aprendi com a minha mãe, para sempre, permanecerá.




Nenhum comentário: