terça-feira, 16 de outubro de 2018

SENSAÇÕES - Alegria


A alegria é fácil de descrever, essa sensação de que algo vai bem, que nos satisfaz, que nos supre ou simplesmente nos faz sorrir, ainda que seja rápida como uma piada ou mais longa quanto um espetáculo circense.

Alguns anos atrás fui assistir um espetáculo de Cirque du Soleil em Fortaleza e levei a minha filha, que na época deveria ter cinco ou seis anos. “Quidam: um transeunte sem nome” era o título do show. Eu já havia assistido o DVD algum tempo antes, mas ao vivo é como se fosse inédito. Nessa história há uma busca pela alegria, uma garotinha que “viaja” por diversas dimensões, convive com o tenebroso e o misterioso. 

Nós somos seres estranhos, mesmo num ambiente sombrio nos alegramos, veja o tanto de gente que gosta dos filmes de terror ou de assassinatos em série, “isso não é alegria” você me diz, “é apreço pelo medo”. Deixe-me mostrar que estás enganado.

Significado de Alegria (substantivo feminino), estado de satisfação extrema; sentimento de contentamento ou de prazer excessivo. Fonte Aqui

Ora, ora, sorrir não é significado de alegria, pois, alegria não é uma ação, aliás, muitos sorrisos disfarçam grandes tristezas. O enunciado simples que revela uma percepção intrigante. Estar alegre é reflexo de uma satisfação extrema e de prazer excessivo, quantos momentos desses vivemos sem ao menos sorrir? Alguns são tão agradáveis, que choramos. Tão intensos que ficamos pasmos e... Alegres. É normal achar que uma pessoa contrita e introvertida está triste, pelo contrário, ela pode estar exultante.

Eis a magia contida no espetáculo que eu citei, um exemplo simples de como julgamos mal nossas próprias sensações por um simples erro, não nos entendemos completamente. Quidam é impactante, tenebroso, sinistro, mas no fim de tudo é ALEGRE.



Nenhum comentário: