segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Post Nº 100 - Manter o Ritmo


Essa é a postagem Nº 100, quem se dedica a algo sabe o quanto é um desafio manter o ritmo. Retomei a escrita de agosto para cá, 82 postagens nos últimos 4 meses. Seja no trabalho, seja nos estudos, seja no esporte e até nas relações, continuar dá muito trabalho.

No princípio eu me desafiei a escrever 30 dias consecutivos, consegui. Depois me desafiei a chegar à centésima postagem e iniciar um site com domínio próprio, farei isso nos próximos dias, ou meses, mas o farei.

Eu gero conteúdo, ou seja, tudo que eu escrevo é inédito, ainda que não seja novo. Não tenho ambição de riqueza, é um prazer que simplesmente preciso manter. Como um colecionador de selos, que coisa mais sem graça, alguém pode dizer, contudo, para o filatelista é inestimável.

Você não pediu, mas aqui vai a primeira dica para manter o ritmo, faça o que você ama. Seja ler, seja colecionar, seja escrever, correr ou nadar, faça. Comece, hoje. Quanto mais você adiar, mais desculpas vão surgir, é o dinheiro, é o tempo, é o cônjuge, é a idade, é isso e aquilo, e você continua parado, ou até pior, além de não fazer nada, ainda critica os que fazem.

Segunda dica, comece devagar. Parece óbvio, porém, a maioria desiste logo no começo por que vão com tanta sede ao pote que se engasgam. Eu escrevo a mais de dez anos, mas só agora consegui manter o ritmo, criar uma rotina semanal, ainda que diária é o meu maior desejo.

A terceira dica é o reforço. Estamos numa bela caminhada e com um ritmo confortável, mas para continuar e melhorar, precisamos de reforço, vitaminas, boa alimentação e continuar o treino. Eu me reforço com leituras, pesquisas e conversas com pessoas da área. Trocar figurinhas com outros blogueiros e escritores. Busque reforço sempre.

A quarta dica é um lembrete, você vai fraquejar. Isso mesmo, ainda que você ame o que faz, um dia vai pensar em jogar tudo pro alto. Seja por cansaço, desânimo, perda de foco, um trauma, ou simplesmente, vai estar velho demais para isso. Esteja preparado para esse dia, dê um tempo, mude, faça outra coisa, mas entenda que isso é totalmente normal.

A quinta e ultima dica, o que você faz revela quem você é. Entender isso é saber que não posso fazer algo simplesmente por que fulano fez e deu certo, ficou rico e famoso. As atividades das pessoas estão diretamente ligadas a quem elas são, desde um artista famoso a um traficante chefe de facção. Quantas pessoas que você conhece se transformam para TER coisas, e se perdem naquilo que são. Corrupção de valores, “para ganhar algo não importa o que eu precise ser”.

Vamos em frente e que venha a postagem número 500.


Nenhum comentário: