segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Por Que o Café é Preto?


Por que o café é preto?

Pergunta besta né? A minha filha quando criança me perguntou uma vez, por que o canal do mar, que estávamos atravessando sobre uma ponte, estava “seco” e tinha hora que ficava “cheio”? Ela tinha uns cinco anos. Eu respondi na forma que a maioria dos pais respondem, quando acham que a resposta verdadeira é complicada demais para a cabecinha do filho.

            - Filhinha, tem um gigante lá do outro lado do oceano, quando ele tá com sede, bebe a água e por isso seca. Algum tempo depois ele volta e faz xixi e por isso enche.

Ela arregalou os olhos e voltou a olhar para o canal, olhou para mim e sorriu, “pensa que eu sou besta, é?” Ambos sorrimos muito e até hoje ela fala desse gigante quando passamos pela ponte, ainda que eu tenha explicado sobre gravidade da Lua. Ah tá, então você nunca fez isso com seu filho? Fez sim, confessa. E o Papai Noel?

As crianças nunca fazem perguntas óbvias, sempre são condizentes ao que vivem. “Por que o céu é azul?” “Por que a Lua sumiu?” “O que é porra?” “O que é sexo?” Falar de gigante e Papai Noel é fácil e quando o assunto é explicar um palavrão, que nós mesmos falamos, ou quando o assunto é sexo?

Eu fui criado ouvindo as respostas sem histórias, as minhas perguntas eram respondidas da forma mais sincera possível, obviamente, adotei esse padrão, porém, eu sou mais brincalhão e não perco uma oportunidade de “zoar”, hoje em dia é a minha filha que me regula, “papai, o senhor me mata de vergonha”.

O vínculo é construído não pela pergunta e nem pela resposta, mas pela confiança, sempre faremos perguntas óbvias para alguém, mas se esse alguém entender que a pergunta pode ser óbvia, mas o relacionamento não, a tolerância irá firmar a amizade. Alguém que deseja saber por que o café é preto não é idiota, mas quem assim pensa, sem saber explicar e ainda se acha o sabidão, esse é o verdadeiro idiota.

Nenhum comentário: