terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Técnicos x Humanos


É fato que existem cada dia menos empregos, a produção de riquezas e a geração de postos de trabalho não consegue acompanhar a natalidade mundial. Não muito tempo atrás inventaram a colheitadeira, que sozinha faz o trabalho de cem homens. Para onde foram essas pessoas?

A modernização está cada dia mais veloz, inclusive no campo do conhecimento, tanto que o profissional de destaque não é apenas aquele cara número um da turma, como era comum trinta anos passados. O Diploma tão desejado, está ficando em segundo plano nas avaliações seletivas para os cargos mais altos e também para muitas funções mais simples. Aquele chefe ranzinza e carrancudo, que “sabe tudo” está com os dias contados. Os líderes do futuro são cheios de empatia, algo que não se aprendia nas faculdades. Em casa, raramente.

A era digital atacou sem pena inúmeros setores, no turismo, por exemplo, é possível comprar qualquer tipo de viagem sem a ajuda de um agente de viagem, milhares de agências que não conseguiram acompanhar essa transformação, faliram. Para onde foram essas pessoas?

Por outro lado as agências virtuais, operadoras e consolidadoras surgiram, e novamente o que faz toda a diferença não é o nível técnico dessas pessoas, mas a atitude relacional com o cliente. Antes de comprar uma hospedagem o que fazemos? Procuramos a avaliação daquele hotel. Sem perceber nos adaptamos as novas formas de fazer negócios, mas não desenvolvemos novas habilidades sem querer. Por isso as universidades estão cada vez mais focadas em “como” o aluno vai atuar após formado, antigamente era “o quê” ele ia fazer. A educação básica também está se transformando e preocupada em “como” tornar as crianças melhores, independente daquilo que queiram exercer.

É engraçado como as coisas acontecem tão rápido e demoramos para perceber, daqui algum tempo não vai mais existir aquele tempo de estudo, a vida toda será aprendendo, pois, o conhecimento evolui cada dia mais rápido. As grandes corporações estão investindo em suas próprias universidades para implantar seus próprios valores nas gerações futuras, esses valores não são apenas técnicos, estão cada vez mais humanos, mais relacionais, uma tentativa de resgatar o que parece ser a maior perda de todos os tempos, a humanidade.

Nenhum comentário: