terça-feira, 28 de agosto de 2018

Conceito


Eu vou entrar bem rápido no ramo da ciência da informação, que estuda a formação dos conceitos através de três elementos: predicação, denotação e designação. De maneira bem sucinta, predicação sobre as características, denotação é o termo e designação sobre a utilização daquilo que se deseja conceituar, ficou mais fácil? Vamos simplificar mais ainda, pense num carro, quais as características, os termos e como pode ser utilizado?

Se você ainda não desistiu dessa viagem toda que escrevi até agora, vou aproveitar a deixa e dizer que nós somos responsáveis pelos nossos conceitos. Fulano enrolão, Ciclano é bandido, Beltrano mentiroso. No post anterior eu disse que a opinião é formada em suposições, dessa vez estou escrevendo sobre algo bem mais importante, não estou escrevendo sobre o que pensam de você, estou escrevendo sobre o conceito de quem você é, aliás, estou pensando agora mesmo sobre mim.

Enquanto a opinião está ligada a sua reputação, um conceito está ligado ao seu caráter. A diferença é enorme. Aqui no Brasil costumamos dizer que todo político é corrupto, isso fala de uma reputação. Um político é preso, reflete o caráter de quem ele é. Não é porque todo mundo disse que ele seria corrupto e sim, porque ele é pilantra.

Quando estivermos focados e determinados aos bons conceitos, resistiremos aos ataques de opiniões alheias. É quando as pessoas percebem que você até pode andar com eles, mas não é um deles.

Nenhum comentário: