sábado, 25 de agosto de 2018

Refém de Si Mesmo


Você alguma vez se tornou refém de si mesmo?

Algum tempo atrás, escrevi sobre a Clausura do Pensamento e comentei sobre algumas coisas, que aprisionam o nosso pensamento e consequentemente nos atrasam. Ter atitude começa na mente, entretanto, é na mente que também podemos sofrer derrotas. O inimigo em questão não é algo externo, é o que na série Dexter, o personagem chama de Passageiro Sombrio, ele era refém na própria mente.

O silêncio é a falta de som, mas a nossa mente nunca está calada, experimente ficar sem pensar em nada, impossível, estará pensando exatamente nisso: não pensar em nada. A maior característica do Passageiro Sombrio é ser silencioso e autoritário, ele sempre quer dar as ordens. No filme Fragmentado, a personalidade mais perigosa era justamente a mais silenciosa.

Vamos deixar os filmes e as analogias um pouco de lado e comentar, rapidamente, sobre alguém refém de si mesmo:
·         Problemas de percepção – a pessoa começa a perceber certas coisas que outros não percebem, vê coisas que outros não veem, sente, é tudo tão real – na mente – que alguns chegam mesmo a se desconectar do mundo real.
·         Bagunça de pensamentos – não conseguem ordenar as ideias, mil e uma coisas ao mesmo tempo, você está conversando com uma pessoa assim e de repente ela muda de assunto, fala de algo nada a ver, depois fala de outra coisa e por fim retoma o assunto, na mente dela está tudo revirado.
·         Irredutíveis – alguém já disse que o mais difícil para um louco é acreditar na sua loucura. A fixação é tão grande que não importa o que façamos, se ele decidir que pode voar, ninguém vai impedi-lo de pular de um prédio.
·         Lapsos de memória – é comum começarem a esquecer das coisas cotidianas. Deixou uma caneta na mesa, dois minutos depois não lembra onde está. Levantou para fazer algo e quando de pé, esqueceu. O esquecimento se torna recorrente.

Agora você se identificou, CALMA, você não está louco ou pode estar, antes de sair correndo para o médico, estar pensando nisso é uma demonstração de sanidade. Sobrecarga de trabalho e vários outros problemas podem causar tudo isso que citei acima, a questão que aponto é para o despertamento, caso você perceba que é refém de si mesmo.

Nenhum comentário: