terça-feira, 25 de setembro de 2018

30 Anos de Constituição - Lado C


Na postagem anterior escrevi que a primeira Universidade instalou-se por aqui por volta de 1808, o motivo? A Família Real veio morar no Brasil e precisava de médicos especializados.  Não estavam preocupados com o bem estar do povo. As coisas não funcionavam assim naquela época, primeiro a realeza e depois o resto. Pelo visto não mudou muita, apenas as nomenclaturas.

Fonte
A população não recebia educação e a saúde era tratada a força, tanto que em 1904 aconteceu a Revolta da Vacina, quando Oswaldo Cruz sob ordens do governo precisou combater a malária e a febre amarela no Rio de Janeiro. A Lei da vacina obrigatória permitia que as casas fossem invadidas e as pessoas vacinadas a força. 

Na revolução de 1930, Getulio Vargas tomou o poder e criou o Ministério da Educação e Saúde. 

A Constituição de 1988 diz:
“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
É obvio que a saúde em nosso país melhorou, mas como se encontra o SUS (Sistema Único de Saúde), após trinta anos de sua criação? Poderia resumir numa pergunta, você escolheria ser tratado pela saúde pública no Brasil? Raras exceções, a resposta é NÃO.

Todos os candidatos falam de saúde em suas campanhas, mas pouco foi feito na prática. Falar é fácil, fazer custa dinheiro. O setor de saúde é um dos que mais sofre com os desvios de verbas e corrupção, veja nessa reportagem, apenas um caso, imagine o quanto foi roubado. Poderia falar de sucateamento dos hospitais e precariedade no atendimento, falta de unidades de atendimento, falta de médicos, etc. Adianta falar do que todos sabemos?

Parece que voltamos ao mesmo ponto, a corrupção. Isso tá ficando chato, desculpe-me, entretanto, numa rápida pesquisa você vai ler que a crise econômica afetou a saúde pública, espera um pouco, na reportagem que eu citei foram bloqueados 1,2 bilhão de reais dos investigados. Pelo Orçamento da União, o Brasil destina cerca de 5% para a saúde, o PIB de 2017 foi de 6 trilhões de reais, faça ai as contas. Será mesmo falta de verba? Sem falar do percentual que o brasileiro gasta com saúde.

Na pesquisa de países mais felizes estamos entre os trinta(30), porém, no rank de saúde mundial ficamos na 89ª posição, perdemos para o Chile, Uruguai, Argentina e Colômbia. Felizes e doentes, é isso? Parece que sim, nós brasileiros somos mestres em memes, em fazer piada mesmo na desgraça e continuar votando naqueles que roubam. Pense nisso.

Nenhum comentário: