quarta-feira, 26 de setembro de 2018

ESPECIALISTA


O expert, o perito não é apenas alguém que faz algo há muito tempo. Ser um especialista, além da experiência, que seria a prática necessita constantemente de enriquecimento teórico. Precisa ser um leitor disposto a pesquisar.

Os técnicos especializados são os profissionais mais procurados em vários ramos. No Canadá, por exemplo, existe uma grande demanda por mecânicos, açougueiros, confeiteiros, eletricistas e várias outras, pois, as pessoas de lá não querem mais essas profissões.

Business Partner, Controller, CFO, CEOs, E-commerce, Transformação Digital, Supply Chain, Facilities, você não sabe que especialidades ou funções são essas? É o que tem gerado especialistas com o avanço das tecnologias e desenvolvimento digital. Você sabe o que faz um Especialista em Listening Officer e um Especialista em Cloud Services? Ultimamente estou buscando melhorias em SEO (Search Engine Optimization), otimização para mecanismos de buscas, e isso existe? Sim, e já faz tempo.

Não fique triste por não conhecer essas áreas que acabei de comentar, busque a sua. O empenho é tão importante quanto a prática e a leitura. Algumas pessoas são resistentes ao que é novo, justamente pelo incomodo que causa, será preciso estudar, aprender, fazer diferente, refazer, melhorar.

Você pratica, lê, está empenhado, mas não interage com outros especialistas da sua área, pode ser que fique para trás em alguma novidade, em alguma técnica, em algo tão recente, que ainda não existe literatura, porém, está dando certo. Busque os grupos, as comunidades, participe de fóruns, congressos, seminários, seja entrosado.

Por fim, venda-se. Existem ótimos especialistas por aí, desconhecidos. Se você não é um hacker ou alguém de práticas ilícitas, saia da caverna e venha para o lado da luz. Tenho certeza que será reconhecido e ganhará mais dinheiro. Ser bom em uma coisa não é desagradável, a forma como você lida com isso é que faz toda a diferença. Humildade não é baixar a cabeça e sim, saber exatamente quem você é.


Nenhum comentário: