O
especialista é o cara que você procura para solucionar um problema específico,
mas desde pequeno nós somos generalistas. Estudamos diversas matérias,
aprendemos diversos esportes, crescemos na pluralidade.
Ninguém é
bom em tudo, por isso precisamos nos especializar, entretanto, existe uma
renovação no mercado em busca do “faz tudo”. Com o avanço do mundo tecnológico
e a velocidade que o conhecimento demanda, está cada vez mais difícil não
aprender várias coisas. Um exemplo prático é a seleção para um astronauta, além
de ser muito bom em todas as matérias normais (matemática, física, química,
etc), um dos critérios é saber trabalhar em equipe. Aquele cara sabidão, mas
isolado, nunca será um astronauta.
Eu não trabalho
no espaço, sou um vendedor, o produto que eu vendo é “serviço”, e o serviço
envolve aeronaves, navios e transportes terrestres. Meus clientes estão em
todas as faixas etárias, do bebê ao idoso. Preciso conhecer algumas regras de
viagens em todos os continentes, desertos, selvas, montanhas e savanas. Um exemplo
bem simples, as companhias aéreas tem regras diferentes quanto ao nome do
passageiro no bilhete, algumas exigem apenas o primeiro e ultimo nome, enquanto outras
exigem o nome completo. Aqui no Brasil o sobrenome é o ultimo no RG ou
Passaporte, outros países são diferentes, é o nome do meio.
Todas as
técnicas de vendas são bem vindas, o clichê de “encante o seu cliente” nunca
será praticado sem o acúmulo de diversos conhecimentos. Além do cliente que compra os serviços,
trabalho diariamente com pessoas que geram os serviços, o público interno, esses
sim, são especialistas no que fazem, cada um na sua área. Porém, para que eu
tenha sucesso, também preciso conhecer a rotina dessas pessoas, pelo menos o
básico. Quantas vezes você teve um entrave no processo porque a pessoa do outro
lado não conhece o procedimento? O vendedor não conhece o processo do caixa, o
caixa não conhece o processo da venda, como vão conseguir se entender?
Algumas empresas
adotaram o rodízio de funções, buscam sempre especialistas que tenham cada vez
mais conhecimento em diversas aéreas. O especialista ganha mais dinheiro, é
fato, porém, o generalista será promovido mais rápido. O especialista resolve
um problema, o generalista evita o caos. O especialista aponta uma direção, o
generalista lidera até o objetivo.
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