quinta-feira, 27 de setembro de 2018

GENERALISTA


O especialista é o cara que você procura para solucionar um problema específico, mas desde pequeno nós somos generalistas. Estudamos diversas matérias, aprendemos diversos esportes, crescemos na pluralidade.

Ninguém é bom em tudo, por isso precisamos nos especializar, entretanto, existe uma renovação no mercado em busca do “faz tudo”. Com o avanço do mundo tecnológico e a velocidade que o conhecimento demanda, está cada vez mais difícil não aprender várias coisas. Um exemplo prático é a seleção para um astronauta, além de ser muito bom em todas as matérias normais (matemática, física, química, etc), um dos critérios é saber trabalhar em equipe. Aquele cara sabidão, mas isolado, nunca será um astronauta.


Eu não trabalho no espaço, sou um vendedor, o produto que eu vendo é “serviço”, e o serviço envolve aeronaves, navios e transportes terrestres. Meus clientes estão em todas as faixas etárias, do bebê ao idoso. Preciso conhecer algumas regras de viagens em todos os continentes, desertos, selvas, montanhas e savanas. Um exemplo bem simples, as companhias aéreas tem regras diferentes quanto ao nome do passageiro no bilhete, algumas exigem apenas o primeiro e ultimo nome, enquanto outras exigem o nome completo. Aqui no Brasil o sobrenome é o ultimo no RG ou Passaporte, outros países são diferentes, é o nome do meio.

Todas as técnicas de vendas são bem vindas, o clichê de “encante o seu cliente” nunca será praticado sem o acúmulo de diversos conhecimentos.  Além do cliente que compra os serviços, trabalho diariamente com pessoas que geram os serviços, o público interno, esses sim, são especialistas no que fazem, cada um na sua área. Porém, para que eu tenha sucesso, também preciso conhecer a rotina dessas pessoas, pelo menos o básico. Quantas vezes você teve um entrave no processo porque a pessoa do outro lado não conhece o procedimento? O vendedor não conhece o processo do caixa, o caixa não conhece o processo da venda, como vão conseguir se entender?

Algumas empresas adotaram o rodízio de funções, buscam sempre especialistas que tenham cada vez mais conhecimento em diversas aéreas. O especialista ganha mais dinheiro, é fato, porém, o generalista será promovido mais rápido. O especialista resolve um problema, o generalista evita o caos. O especialista aponta uma direção, o generalista lidera até o objetivo.

Nenhum comentário: