sábado, 15 de setembro de 2018

AMADURECER

Amadurecer é diferente de envelhecer, o primeiro tem a ver com escolhas o segundo não. Caso você  decida ficar a vida inteira sentado numa cadeira, irá envelhecer, porém, não terá maturidade, porque ser adulto tem a ver com a idade, a maturidade não.

Envelhecer é repetir o comportamento alheio, é dizer as mesmas coisas, é dançar as mesmas músicas. Amadurecer é aprender com a vida alheia, ouvir mais do que falar e dançar as músicas que gosta. Envelhecer é temer e tremer, amadurecer é firmar e fortalecer. Envelhecer é lembrar de tantas mágoas, amadurecer é sorrir e contar história de cada cicatriz.
Não é pra ser uma postagem de autoajuda, foi apenas para fazer um link com a postagem anterior que escrevi sobre envelhecer, vamos a música?

"Eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes
E vindo do interior"

Ouça "Apenas um Rapaz Latino Americano", Belchior. A música conta a história de um rapaz que sabe quem ele é, "um latino americano", que tem a real noção das suas condições "sem dinheiro...", porém, guarda em sua cabeça os ensinamentos, as experiências que viveu, mesmo sendo jovem, isso lhe dá esperança, "tudo é divino". Ora, ora meu nobre Belchior, que pérola!

Faleceu em abril do ano passado(2017) e desde 2006, após realizar um show em Colatina - ES, desapareceu dos palcos musicais do Brasil. Entre tantas especulações, a mais divulgada é que foi por escolha própria, decidiu uma vida longe dos palcos e viveu em cidades pequenas entre o Rio Grande do Sul, Paraguai e Uruguai, foi encontrado pelo "Fantástico" em 2009 e terminou seus dias em Santa Cruz do Sul, próximo a Porto Alegre.

"Não me peça que eu lhe faça
Uma canção como se deve
Correta, branca, suave
Muito limpa, muito leve
Sons, palavras, são navalhas
E eu não posso cantar como convém
Sem querer ferir ninguém
Mas não se preocupe meu amigo
Com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção
A vida realmente é diferente"

Amadurecer é descobrir-se e manter autocontrole, é pensar no futuro e trabalhar no presente, é somar experiências, é misturar-se com os diferentes e manter seus ideais, é saber dizer não, é decepcionar-se, é construir relações, é desenvolver habilidades, é conseguir guardar dinheiro. Amadurecer é o que as suas escolhas fazem de você, diferente de envelhecer.

Velha Roupa Colorida - Este o último vídeo de Belchior, 2011.




Nenhum comentário: