sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Tempos Difíceis e Sem Lágrimas Para Derramar


Em meu Facebook abaixo do meu nome tem um apelido, “Bravos”. É o nick de um jogo online que usei por quatro anos, mesmo os que sabem meu nome, continuam me chamando de “Bravos”. Sempre que acontecia o falecimento de um jogador na vida real ou algum evento de ordem mundial, fazíamos uma homenagem, marcávamos uma coordenada e todos mandavam soldados formarem um grande acampamento e nesse dia não havia guerra. Pode parecer bobagem, mas tinha um significado muito forte, pois, era o único momento em que centenas de jogadores, amigos e inimigos, estavam juntos. Em Novembro de 2015, três terroristas invadiram uma casa de shows em Paris, “Bataclan”, mataram 90 pessoas e deixaram dezenas de feridos. Um atentado sem justificativa que comoveu o mundo. Naquele dia, mais uma vez fizemos a homenagem e dessa vez mudamos as bandeiras das alianças para a bandeira da França.

O candidato Bolsonaro sofreu um atentado ontem. Não vou fazer campanha nessa postagem, porém, não posso deixar de fazer uma ligação com a música, pois tem sido o assunto recorrente por aqui. O Atentado ao candidato representa um desajuste na ótica de entendimento de um cidadão impaciente e desgostoso com as ideias do outro, que o levou ao extremo da facada, meu Deus!

No ano passado tivemos mais dois atentados em shows, 22 de maio de 2017 no show da cantora Ariana Grande em Manchester no Reino Unido, um homem bomba matou 22 pessoas, entre elas crianças. No dia 2 de outubro de 2017, um atirador da janela de um hotel em Las Vegas nos Estados Unidos, matou 59 pessoas e deixou 527 feridos, que estavam num show de música country, foi o maior ataque a tiros da história americana.

Ódio, mágoa, intolerância, fanatismo, loucura? Independente da razão, um atentado fere a moral da população, fere o sentimento de liberdade, ataca a razão que temos para entender que o outro pensa de forma diferente.

Inspiração:.

Em momentos assim surgem músicas marcantes, letras inspiradas na dor, que refletem o desejo de que isso não se torne uma coisa comum e que nós, humanos, não esqueçamos de ser, humanos. Um atentado é uma ciosa animalesca, não importa se foi com uma faca ou uma bomba.

Green Day

Troubled Times – Green Day, Clipe Aqui. Música feita após o ataque a Bataclan em Paris, Billie Joe, vocalista e compositor da banda Green Day, amigo de Eden Galindo, o cantor da banda Eagles of Death Metal, que estava no palco no dia do atentado, escreveu o seguinte na música:

            


          ‘Que bem faz o amor e a paz na Terra
Se eles são exclusivos?
Onde é que está a verdade na palavra escrita
Se ninguém a lê?

Um novo dia está nascendo
Ele vem sem avisar
Então não pense duas vezes

Vivemos em tempos difíceis
Vivemos em tempos difíceis’
[...]

Ariana Grande

No Tears Left To Cry – Ariana Grande, Clipe Aqui. Lançada esse ano em homenagem as vítimas do atentado no show de Ariana.

            [...]
           'Oh, eu só quero que você venha comigo
Nós estamos em outra mentalidade
Não tenho mais lágrimas para derramar
Então eu estou me levantando, me levantando'
[...]

Nenhum comentário: