sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop ou Ilusão


O Scat é o “lá lá lá” que os cantores fazem no ritmo da música, explicando na forma mais grosseira e simples possível. Para os fãs de Louis Armstrong e Ella Fitzgerald, é possível que estejam me chamando de “animal ignorante”, para esses eu peço perdão caso estejam ofendidos. Os músicos citados são os maiores do Jazz nesse estilo.

Certa vez escrevi sobre os apelidos que eu recebia na escola, lógico que eu não permitia que isso me afetasse, em público, mas em casa eu ficava diante do espelho, olhava minhas orelhas e desejava que houvesse uma forma de “ajeitá-las”, várias vezes falei que faria plástica quando ficasse rico. Grandes e uma diferente da outra, brinco com isso, mas naquela época, sentia vergonha. O pior era quando apareciam aqueles pequenos inquilinos enviados do inferno(piolho), a solução mais rápida para a minha mãe, era mandar cortar o meu cabelo bem baixinho. Confesso, eu ficava igual um pirulito com orelhas. No dia seguinte, ir a escola era o pior momento da minha vida, seria a chacota do dia. Mamãe só queria solucionar um problema, se ela soubesse o que acontecia, tenho certeza que teria agido diferente.

Scat não tem nada a ver com piolho e muito menos com o tamanho das minhas orelhas, entretanto, o que vivi na infância forjou em mim uma resistência, ainda que dolorosa. Tenho imunidade a provocações quanto ao meu corpo ou meu comportamento, claro que existem outras formas de me tirar do sério, mas não vou revelar assim tão fácil. Scat tem a ver com John Paul Larkin e sua gagueira extrema, ele precisava repetir seis ou sete vezes para conseguir terminar uma frase, imagine o que ele passou na infância e na vida.

É dele a frase “tornar o meu problema, o meu maior sustento”. Eu não consegui fazer isso com as minhas orelhas, porém, Larkin conseguiu com sua voz, tornou-se Scatman John. Criou uma fusão inédita, misturou o Scat com Techno e imortalizou o ‘Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop’, é inacreditável a velocidade que ele consegue cantar. Em 1995 com 52 anos de idade, vendeu 6 milhões de cópias. Tenho certeza que a caminhada não foi fácil, faleceu em 1999 de câncer no pulmão.

Ele poderia ter ficado de joelhos diante da sua gagueira, afinal, tinha um bom motivo. Poderia ficar observando a isca e o anzol no mar escuro, porém, lá no fundo estão os corais mais lindos e coloridos. O livro da história do Scat poderia ter outro final, mas agora tem apenas uma assinatura: Scatman John. Para muitos ele era um pescador de ilusões, entretanto, ouso afirmar, que valeu a pena.
A lição que fica?

“Tornar o meu problema, o meu maior sustento” – John Paul Larkin(Scatman John).

Inspiração:.

Scatman(Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)ClipeAqui

Pescador de Ilusões – O Rappa – considero Marcelo Falcão um gênio musical, ele usa muito bem o Scat em suas canções e consegue dizer verdades rimadas como ninguém. Clipe Aqui

Nenhum comentário: