segunda-feira, 22 de outubro de 2018

AMIZADES Desconhecidas


Parece um pouco contraditório dizer “amigo, eu não te conheço”, seria mesmo uma amizade? O Facebook transformou contatos em amigos e conseguiu minimizar o significado dessa palavra de tal maneira, que pessoas que nunca vimos (pessoalmente), e certamente nunca veremos fazem parte de nossas vidas. Quando vamos adicionar alguém olhamos a quantidade de amigos, se a pessoa tiver apenas 200, que estranho, mas se tiver 4.700, isso, essa sim!


Há 15 anos, quem eram as pessoas que faziam parte de nossos círculos de amizade? Amigos do bairro, amigos da escola, amigos da faculdade, amigos de parentes, geralmente eram pessoas ligadas as nossas atividades cotidianas. Hoje em dia podemos ter Neymar, Messi, Ana Maria Braga, Madonna, até o Presidente dos EUA, imaginem quando isso seria possível?

Esses desconhecidos, às vezes, são mais presentes que os amigos tradicionais. Graças ao hábito que criamos de postar atividades pessoais antes mesmo de falar com os mais próximos. A pessoa foi aprovada num concurso que tanto estudou, o que ela faz? Posta a foto do resultado com seu nome antes mesmo de ligar para os familiares. Aquela balada maneira, a postagem vira um convite.

Por um lado não temos o “calor” da amizade física, por outro existe a interação e troca de conhecimento com tamanha facilidade nunca vista na história. Qualquer assunto pode ser debatido e num instante surge um especialista. A revolução é que aceitamos conselhos de pessoas desconhecidas, ora, ora, o que vamos fazer com aquele velho ditado “não aceite ajuda de estranhos”. “Você o conhece de onde?” “Do Facebook”. Ah sim, tudo bem.

Nenhum comentário: