terça-feira, 23 de outubro de 2018

AMIZADES Ocultas


Amigo oculto não é aquela brincadeirinha de final de ano, é algo sério. A começar pelo fato de que se fosse amigo mesmo não ficaria oculto, nas sombras, seguindo sua rede social sem se manifestar, sem nunca interagir, ou pior, te segue na vida real. Geralmente essas pessoas têm algum tipo de compulsão, ou intensão não muito boa. Novamente preciso me remeter ao passado de alguns anos atrás. Quando para sabermos da vida de alguém, ocultamente, ou você contrataria um detetive ou seguiria a pessoa. Aquelas coisas de filme de espionagem. Agora, se você tiver as ferramentas e conhecimento poderá fazer isso sem sair de casa.

O primeiro detalhe é o seu celular, se você tem um, saiba que você pode ser achado, mesmo sem estar conectado a internet, caso esteja, mais fácil ainda. Segundo, as redes sociais que você usa tem acesso aos seus dados pessoais, como fotos, amigos, localização e até o nível da sua bateira, exagero? Leia o contrato que você CONCORDOU e aposto que não leu, quando criou a sua conta no Facebook, Instagram e outros. Terceiro, acostumamos com amigos ocultos porque nós olhamos a vida dos outros também. Quem nunca deu aquela passeada no álbum de fotos de uma pessoa desconhecida? Você nunca fez isso?

Enquanto o amigo oculto não se revelar, você nunca saberá que ele existe. Namorados ressentidos, inimizades, pessoas que pensam diferente, estarão lá, procurando um detalhe para poder usar contra você. Entretanto, esse “ocultismo social” também é usado de forma saudável, quando alguém quer estreitar a amizade e não sabe como, vai nas suas postagens procurar um evento, um passeio, algo que facilite a oportunidade para estar presente.

Lembrando que o abuso virtual pode virar um crime caso a pessoa sinta-se ameaçada física ou psicologicamente, difamada ou caluniada, um seguidor é diferente de um perseguidor, esse ultimo enquadra-se como “stalking”, termo inglês que significa “perseguição”. Casos assim são cada vez mais comuns, pois, é muito simples atacar uma pessoa virtualmente, estamos vivendo a eleição dos “Fake News”. Eu mesmo já passei por algumas situações assim e cheguei a ser prejudicado no meu trabalho, sofri outros danos por pessoas ressentidas, que não tiveram coragem de resolver pessoalmente. A dica que eu dou é não espere, na primeira ameaça procure uma delegacia, proteja-se, o perseguidor não quer conversar com você, ele quer te prejudicar.

Nenhum comentário: