domingo, 28 de outubro de 2018

Dedos


Hoje é dia de usar os dedos, alguns toques e pronto, o futuro presidente será eleito. Nossas mãos estão sempre em movimento, nesse exato momento você deve estar lendo pelo celular, tablete ou computador, com certeza os seus dedos estão em atividade, com exceção para as pessoas com alguma restrição de movimentos.

Desde muito jovem aprendemos a usar os dedos na comunicação, lembro-me da primeira vez em que vi um amigo levantar o dedo médio no meio de um jogo de futebol, na direção de um jogador oponente. Percebi que não era um gesto muito amigável e não foi difícil deduzir o que significava.

Levantar o dedo indicador e balançar para um lado e outro, “negação”. Fechar a mão e
levantar o polegar “legal”. Fazer um “V” significava “vitória” na segunda guerra mundial, alguns anos depois, com o movimento Hippie, virou “paz e amor”. Fazer um zero com indicador e polegar pode ser usado na meditação como símbolo de um circulo energético, como pode significar que algo está certo, “ok” e também pode fazer alusão ao ânus, depende do contexto da conversa.

Aliança no dedo anelar da mão direita significa compromisso, no dedo anelar da mão esquerda também significa compromisso, a diferença é o grau. No exército juntar todos os dedos e levantar junto a testa é a continência militar.  Fazer um chifre levantando o dedo mínimo e o dedo indicador significa “diabo” ou simplesmente para dizer que alguém é corno. O mesmo sinal com o polegar aberto significa “eu te amo” na linguagem de Libras, que é a linguagem dos dedos (sinais e gestos).

Existem dois tipos de Figa, a primeira que significa “sexo”, com a mão fechada coloque o dedo polegar por baixo do indicador, foi criada na Grécia antiga. A outra é com o dedo médio por cima do indicador, segundo os historiadores, significava o sinal da cruz numa época em que não se podia declarar a fé, era usada para pedir proteção. Hoje em dia usamos para “dar sorte”.

Juntar as duas mãos fechadas significa “rezar”, levantar as mãos espalmadas para a frente significa “eu me rendo”, com as mãos abertas e viradas para baixo “eu não sei” ou “eu não tenho nada”, apertar as mãos é um dos sinais mais antigos de amizade. 

Prolonguei mais do que o comum, essa postagem seria enorme se eu continuasse a falar do que podemos dizer com os dedos e com as mãos. Lembre-se que nossas mãos tocam as pessoas mesmo sem encostar nelas, assim como uma palavra, um gesto pode ser eternizado, quem não lembra do braço estendido com os dedos esticados, a continência nazista, até hoje o mundo evita esse sinal.


Nenhum comentário: