sábado, 27 de outubro de 2018

Sinceridade

Busto de Péricles, Museu Vaticanos, Roma

Sinceridade, ausência de fingimento ou hipocrisia, lisura de caráter, franqueza, segundo o dicionário Michaelis.

O filósofo Péricles, há mais de dois mil anos atrás escreveu, “para que as antigas verdades continuem governando a mente humana, elas precisam ser reafirmadas na linguagem e nos conceitos de sucessivas gerações”.

A famosa música da banda Engenheiros do Hawaii, diz:

“Pra ser sincero não espero de você, mais do que educação
Beijo sem paixão, crime sem castigo, aperto de mãos
Apenas bons amigos”

“Pra ser sincero não espero que você
Minta, não se sinta capaz de enganar
Quem não engana a si mesmo”

“Nós dois temos os mesmos defeitos
Sabemos tudo a nosso respeito
Somos suspeitos de um crime perfeito
Mas crimes perfeitos não deixam suspeitos”

A sinceridade é um princípio que muda de valor no passar dos tempos, antigamente ser sincero era declarar amor para a mesma pessoa, atualmente podemos ser sinceros sem amar ninguém e ter vários “crushs”, afinal, temos os mesmos defeitos. Ser sincero é deixar as claras nossas intenções, não queremos mentir, aliás, falamos sinceras mentiras. Vou citar apenas duas bem comuns.

            - Homem é tudo igual.
            - Mulher é interesseira.

Homens são idênticos fisiologicamente, mas afirmar que todos são iguais devido o comportamento comum da maioria, é uma mentira sincera. Assim como, para conquistar uma mulher, o homem vai querer usar seus bens, seu dinheiro(se tiver), seu carro, seu tempo, isso é um comportamento natural. Afirmar que as mulheres são interesseiras por isso, sinceramente, não procede.

O próprio conceito de sinceridade tomou um sentido pejorativo, as pessoas dizem “eu sou sincero” e com isso falam o que pensam, jogam suas palavras em nossas caras e “quem se incomodar que se mude”. Nessa hora cantamos mais um trechinho da música:
           
            “Pra ser sincero
            Prazer em vê-la
            Até mais”

Sincericídio, Péricles deve ter se revirado nas catatumbas, denegrir outra pessoa com excesso de sinceridade, quem diria? Falar a verdade sem medir o impacto pode causar um efeito reverso. Falta de senso, facilmente, torna-se uma ofensa. Aquela máxima “tudo que você disser poderá ser usado contra você”. Assim, antes de declarar-se o dono da verdade, esteja pronto para pagar o preço.



Nenhum comentário: