sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Discreto ou Descarado?


Discreto(a) é aquela pessoa comportada, comedida, que fala pouco, que não se mete na vida dos outros, que pensa antes de agir. Descarado(a) chega a ser inconveniente, imprudente, fala demais e fala besteira, metido e atrevido.

Logo de cara você tomou partido pelo discreto, entretanto, o discreto tem seu lado ruim, quando essa discrição atrapalha o desenvolvimento, no trabalho por exemplo, “quem não é visto, não é lembrado”, as pessoas muito discretas em geral são deixadas de lado na hierarquia das promoções. Nos relacionamentos o discreto pode ser confundido com tímido e sem atitude, nas ações pessoais pode ser inexpressivo.

O descarado, rejeitado de cara, pode ser aquela pessoa comunicativa que consegue aproveitar a oportunidade e absorver o momento. Consegue ser divertido, animado, tem iniciativa, será o primeiro a tentar responder uma pergunta. Nas relações é expressivo, mesmo que isso não signifique sinceridade.

Discreto nem sempre é o bonzinho e o descarado pode ser gente boa, depende de como cada um se porta, porque não existe comportamento padrão, essa ideia de padronizar comportamentos é uma ideia controladora, que geralmente parte de mentes radicais. Tem horas que ser descarado é a solução, principalmente diante de um abuso, não dá pra ser discreto. Da mesma forma alguém que chega num engarrafamento buzinando feito louco e nem sabe o que está acontecendo lá na frente, é muito descarado.

Nenhum comentário: