quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Inteligente ou Intelectual?



Pense numa pessoa que você considera inteligente. Agora, pense numa pessoa que você considera intelectual. Talvez seja a mesma pessoa, entretanto, em alguns casos pode não ser. Isso é possível porque nem toda pessoa inteligente é intelectual.

Sem entrar a fundo no sentido etimológico, filosófico ou psicológico, inteligente é alguém portador de inteligência(óbvio), enquanto o intelectual é “condecorado” pelo desenvolvimento da inteligência, ou seja, é o mestre, o doutor ou pós doutor em alguma área.

O inteligente aprende rapidamente a trocar uma tomada. O intelectual, conhecerá a melhor marca, o melhor material, o tipo de fio, é possível que saiba de qual hidrelétrica ou termoelétrica vem a energia. O inteligente não está nem um pouco interessado nisso, quer apenas resolver o problema. O intelectual quer resolver, compreender, aprimorar o processo e muito provável, multiplicar esse conhecimento.

O inteligente leu dois ou três textos ou viu alguém fazendo e conseguirá repetir. O intelectual não é tão conformado assim, ele vai buscar comprovações, testes, estatísticas, provas, congressos, seminários, comprará sete livros de sete autores diferentes e escreverá uma dissertação de cento e cinquenta páginas para explicar porque quando misturamos azul e amarelo fica verde.

O inteligente conseguirá comunicar-se com as pessoas de todas as classes, do mais pobre ao mais rico, o intelectual tenderá a se tornar uma ilha. O inteligente desenvolve o diálogo coloquial para os comuns, formal e até técnico se preciso for, depende da situação. O intelectual tem desinteresse pelo “papo coloquial”, afinal, são tantos diplomas, centenas de livros lidos, milhares de horas de estudo, como assim escrever “vc” e “pq” numa mensagem? Ou falar “e ai mano, beleza?!”

Por fim, o mundo precisa dos intelectuais e nós temos a capacidade primordial para isso, a inteligência, não resta apenas ser, precisamos desenvolver e quem sabe consigamos refutar essa tese: todo intelectual é chato e solitário.

Nenhum comentário: