quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Engajado


Tempos em tempos algumas palavras ganham destaque nos temas debatidos, “resiliência”, por exemplo, muita gente nunca tinha ouvido falar e logo virou assunto de palestras, vídeos e postagens. Ultimamente a palavra em questão é “fascismo”. Uma enormidade de pessoas que nem sabe o que realmente significa, ainda assim, entraram na onda.

Calma, não é uma postagem política, irei comentar sobre “engajamento”. Participar de algo voluntariamente ou empenhar-se.

Voluntariamente? Como isso é aplicado no trabalho? Uma questão que é estudada pela gestão de pessoas, o trabalhador engajado “veste a camisa” da empresa a partir do momento que “sente-se” parte do negócio. Nem tanto pelo salário, apenas, mas por todo o ambiente envolvido.

Uma percepção clara que temos é quando precisamos de um atendimento público. Sem querer generalizar e ser injusto, se você é um servidor diferente do que vou dizer, não se ofenda. Formamos uma nova espécie de estudante, muito rara pelo mundo e bastante comum no Brasil, o “concurseiro”. A grande maioria das pessoas que buscam aprovação em concurso não estão pensando num engajamento futuro, pelo contrário, querem tranquilidade e sossego, a sonhada estabilidade financeira. Talvez por isso reclamamos tanto dos funcionários de repartições públicas.

Querer estabilidade não é errado, entretanto, leia a segunda parte do conceito de engajamento que escrevi logo acima, “empenhar-se”. Empenhar é conceder algo a alguém como garantia de um compromisso, ou seja, “vou me engajar para te fazer feliz”, em outras palavras “devido o compromisso que tenho com você, conte comigo”. Não existe engajamento sem concessão. Podemos receber mais do que merecemos, porém, não espere algo pelo qual não esteja empenhado.

A maior concessão de uma pessoa engajada é o tempo. Quanto mais dedicado a algo, mais tempo investimos. O engajado administra o tempo para que possa passar mais horas na atividade que escolheu. Seja deitado dormindo ou salvando pessoas em catástrofes ao redor do planeta. É fácil identificar em que as pessoas são empenhadas, basta ver a agenda delas.


Nenhum comentário: