terça-feira, 9 de outubro de 2018

IMPRESSÕES


Algumas vezes logo no começo do filme tenho a impressão, que já sei como tudo vai terminar. A outra pessoa começa a falar e no meio da frase tenho a impressão, que sei o que ela vai dizer. Começo a ler um texto e tenho a impressão, que sei como vai terminar. Conheço uma pessoa e logo tenho uma impressão de como ela é. Assisti um documentário sobre peste bubônica e cinco minutos depois, sinto os sintomas. Será que só eu tenho certas impressões? Quantas vezes eu tive certeza de que estava fazendo a coisa certa e tudo não passava de impressões.

Nesses dias o Brasil está revelando as suas impressões através do voto, algumas pessoas acreditam tanto ter razão, que são capazes de trocar agressões verbais ou mesmo chegar ao ponto de trocar tapas. Alguns falam de suas impressões sobre tal candidato com a intenção de conversar, outros, no entanto, querem que a sua impressão seja carimbada na vida do outro e aceita como uma verdade absoluta.

Alguém disse que “a primeira impressão é a que fica”, que tal verificar os fatos e por a prova as suas impressões? Uma vez conheci uma garota, bonita, que tinha um andar estranho, os pés apontavam para o lado de fora do corpo, logo pensei que deveria ser bailarina, só que não, quando criança ela nasceu com um problema e precisou usar botas. Eu só fiquei sabendo disso muito tempo depois, quando a própria contou-me sua história.

Ainda que você tenha domínio do assunto, que conheça os fatos, que acredite piamente, lembre-se, você pode estar detido em suas impressões, encurralado pelo “achismo” ou muito pior, você está sendo manipulado e nem percebeu.

A distração é uma técnica muito utilizada para nos manipular, a ênfase é dada em algo menor e menos importante, enquanto algo maior acontece. A questão “problema-reação-solução” é outra forma, cria-se um problema para gerar certa reação e logo em seguida uma solução é apresentada. Prestou atenção como notícia boa não dá manchete? Aplicar pouco a pouco também funciona, não é a toa que alguns candidatos surgiram do nada no topo das votações, eles causaram uma grande impressão aplicada gradualmente. Anunciar a ideia de que “teremos um futuro melhor” gera uma impressão de que um mal maior foi evitado, por isso tal decisão precisou ser tomada. Causar um impacto emocional para anular a percepção racional, causa umas das maiores impressões de manipulação, chama-se comoção. Um publico comovido responderá positivamente ao que está proposto. Outra forma eficiente de controlar as impressões é manter o conhecimento restrito. “Um povo ignorante é instrumento cego de sua própria destruição” – Simon Bolivar. Finalmente, conhecer as técnicas de manipulação e como aplicá-las, é exercer o controle sobre as impressões e silenciar o indivíduo opositor, ou quem sabe transformá-lo num seguidor fervoroso.

Que tal fazer uma análise sobre as suas impressões, será que você está sob manipulação ou você é um manipulador?  

Nenhum comentário: