quarta-feira, 10 de outubro de 2018

SENSAÇÕES


Você está numa fila, de repente uma pessoa tenta entrar na frente, que Raiva! No caminho para casa é necessário passar por aquele trecho tenebroso, o Medo faz o nosso coração acelerar. Num momento inesperado do dia você ganha um chocolate, ou uma rosa, ou um presente, mesmo que seja simples você vai sentir Alegria. Sem mais nem menos alguém que amamos se foi, a Tristeza nos abate.

Raiva, medo, alegria e tristeza, durante todos os dias para o resto de nossas vidas lidamos com essas sensações. Acreditamos que estamos fortes devido o acúmulo de experiências vividas, entretanto, esse armazenamento é diferente da memória de um celular, que ficará sem espaço devido a quantidade de arquivos baixados, nosso cérebro sempre terá um espacinho a mais e por isso haverá um dado momento, que ficaremos chocados, sem chão, desnorteados.

As sensações causam reações, muitas delas impressionantes. A história da mãe que entrou na jaula do leão para salvar o filho. Num acidente um estranho reage e salva pessoas. O apaixonado que envia cem rosas para a namorada.  Nem precisa ser algo complicado, aquela mensagem de bom dia com uma carinha sorrindo pode alegrar o dia de outra pessoa.

Vou dedicar algumas palavras nas próximas postagens sobre cada sensação, agora, o que eu posso dizer sobre controle emocional é extremamente particular, o que funciona comigo pode não ter efeito algum em você. Diante de um evento traumático, meu cérebro me protege de um colapso analisando a situação em busca de soluções, não porque eu sou forte, pelo contrário, sou altamente sensitivo e emocional, é que durante esses momentos de sensações extremas, nosso sistema de defesa tende a fugir, evitar aquela dor. Por isso algumas pessoas viram o rosto quando veem sangue ou passam longe de um acidente. Essas reações nem sempre são controladas, pelo menos uma vez na vida teremos contato com um episódio abalador. Daí é normal não saber como reagir. Afinal, não existe escola para o luto ou para doenças terminais, aprenderemos quando essa situação acontecer.

Sofro mais com o estresse pós-traumático, a sobriedade no evento chocante trava o canal emocional da dor, ela voltará durante dias para me visitar.  As pessoas que sentam e choram por horas, desoladas e desesperadas tendem a lidar melhor posteriormente. O choro é uma reação de liberação, de alívio, comigo acontecerá pouco a pouco, um dia após o outro. Queria poder chorar tudo de uma vez, infelizmente, não temos escolhas quanto a isso. O que eu faço é deixar fluir e combater os pensamentos nocivos que atacam a lucidez. É comum sentirmos culpa, rejeição, desejo de solidão, tristeza profunda, sensação de incapacidade e até a depressão podemos desenvolver. Não precisamos ter vergonha de pedir ajuda, afinal, se tivéssemos escolha não estaríamos passando por essa situação.

Abaixo segue uma música da Paula Fernandes, “Sensações”, que retrata bem essa confusão diante dos abalos que vivemos.



Nenhum comentário: