quinta-feira, 11 de outubro de 2018

SENSAÇÕES - Raiva


A raiva é a melhor amiga das tormentas emocionais pelas quais passamos. Já viu aquela criança se jogando no chão, esperneando e chorando de RAIVA, porque o pai não quer comprar o brinquedo? Uma criança mal entende as emoções, porém, um adulto irado e descontrolado, nem preciso comentar, preciso? Tragédia a caminho. Existem aqueles que não podemos brincar, irascíveis, pavio curto, “cão de briga”, estoura com facilidade, seja sábio perto de pessoas assim ou então, corre!

No trânsito quando levamos uma fechada, as pragas do apocalipse são disparadas de nossa boca em direção ao infame, irresponsável e barbeiro do outro carro, porém, possivelmente ele não nos viu, fará aquela cara de assustado e pedirá desculpa, ou não. Independente disso, a raiva nos protegeu e xingar a mãe de alguém te deu alívio, confessa vai!

Encontramos a razão pela qual agimos com raiva, o corpo quer aliviar a pressão, a tensão e muitas vezes até o próprio medo é superado. Nos filmes de guerras os caras gritam possuídos pelo ódio, ainda que se borrando de medo diante das espadas inimigas, pelo menos nos filmes é assim. A ficção imita a vida, também existem os raivosos calados, dizem que são os mais perigosos, a raiva será externada na forma de vingança.

Diferente da tristeza, a ira energiza, te deixa ligado, elétrico, pronto para o que der e vier. Poderoso, ágil e o pior de tudo, mortal. Qualquer ser humano num acesso de raiva é capaz de tirar uma vida. Assim, necessitamos exercitar a reavaliação preventiva. Existem aquelas situações que você explode em segundos, será quase impossível controlar a sensação da raiva, entretanto, precisará sentir, pensar e reavaliar o que vem em seguida. Alguém disse que o pássaro sempre vai sobrevoar nossas cabeças, porém, só fará um ninho se deixarmos. Espante o pássaro da tragédia antes dele pousar. Nesse exato momento você entende perfeitamente o que estou escrevendo, lembrou-se do ultimo acesso de raiva que teve e consequentemente explodiu, acertei? Calma, somos humanos, só não podemos ser reféns de nossas sensações.

Nenhum comentário: