segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Real e Ideal


Aquela pergunta básica, “o que você quer ser quando crescer?”, que todos nós fizemos num dado momento da vida ou alguém perguntou para nós. Agora que estamos crescidos, somos o que desejamos ou a gente vai vivendo?

Algumas pessoas mais próximas sabem que eu realizei um sonho, apenas um, desde criança desejava conhecer a Amazônia, um dia lá estava eu desembarcando no aeroporto de Manaus. Já se passaram 20 anos e continuo vivendo, o sonho passou, mas a vida não. O ciclo terminou, outro inicou, e depois outro, e outro... Estou crescido, ainda não me tornei o que eu queria ser.

Um olhar objetivo, confesso que preciso finalizar algumas coisas que deixei pela metade, iniciar outras que procrastinei e abandonar algumas que insisto em repetir. Ideologicamente? Houve um tempo que eu vivi por um ideal, isso também passou, continuo vivendo.



O que eu quero dizer com tanta enrolação? Simples. Nem sempre “o que você quer ser” vai acontecer, porém, se você mantiver o objetivo firme em um ideal, algo vai se tornar real. Hoje, tenho alguns objetivos com um propósito ainda em formação, do tempo que realizei um sonho para cá, retive o que era bom, adquiri experiências e não é que me peguei sonhando!

O real pode não ser o ideal, mas é o caminho para chegar lá. Acredito que tão importante quanto ter um ideal na vida, são os passos, as escolhas, as realizações, os ganhos, as perdas, as alegrias e tristezas que vivemos nesse caminhar. Um propósito não é tão simples, no geral, só descobrimos pouco a pouco.

Não, infelizmente não tenho a fórmula do sucesso em 10 passos para te dizer. O que eu sei, é que sucesso sem propósito termina em ostentação, enquanto a certeza de um ideal, neutraliza a paranoia do sucesso e afirma a realização de sonhos.

Nenhum comentário: