domingo, 23 de setembro de 2018

30 Anos de Constituição - Lado A


Mês que vem, Outubro, a Constituição Brasileira completará Trinta(30) Anos. Faço parte de uma geração que viu o mundo mudar, em 1988 eu tinha 11 anos, vi Sarney assumir após a morte de Tancredo. Fernando Collor foi o primeiro presidente eleito pelo povo e o primeiro a ser mandado embora.

Em 1989 o mundo vibrou com a queda do Muro de Berlim, a “cortina vermelha” do comunismo finalmente começou a ruir mundo a fora, a ideologia comunista e o sonho de igualdade nunca saiu do papel, o que se viu foi a estruturação de revoluções partidárias em torno do poder de um único homem, não era isso que o comunismo propunha? Desculpe-me os comunistas, foi isso que aconteceu, estou apenas relatando. Não deu certo? A culpa é de quem, do capitalismo? Foi o comunismo falido que consolidou os ideais capitalistas.

Os anos 90 chegaram embalados na revolução da internet e do telefone celular, este por sinal quanto mais difundido pelo mundo menor o seu tamanho, quem lembra do famoso “tijolão”? Clonaram uma ovelha, Dolly. Nos anos 80 veio a descoberta da AIDS, na década seguinte o empenho mundial na busca pela cura e na desmistificação do contágio, até hoje ainda existem dúvidas quanto ao beijo. Guerras pelo mundo, mas nenhuma se comparou ao genocídio de Ruanda com 1 milhão de mortos. Bill “Pinton” presidente dos Estados Unidos envolvido em escândalo sexual. O MERCOSUL foi criado. A Princesa Diana morreu em um acidente de carro em Paris. Aqui no Brasil a morte da atriz Daniella Perez causou comoção nacional. Renato Russo também nos deixou.

Os Anos 2000 a "esquerda" conseguiu eleger um presidente, o ideologismo de igualdade mais uma vez pregado aos quatro cantos, entretanto, o que se viu e o que se vê ainda são sequelas de um dos maiores escândalos de corrupção e desvio de dinheiro. Em nenhum outro lugar, em nenhum momento da história do planeta, houve tanto roubo como nesse período, propina, mensalão(2005), Escândalo dos Aloprados(2006), renúncia de Palocci(2006), no primeiro mandato da Presidenta Dilma, cinco(5) ministros perderam os cargos por atitudes suspeitas, no segundo mandato a própria perdeu o mandato, prisões dos líderes por todo o país e finalmente, a Operação Lava a Jato e prisão do ex-presidente Lula. A “esquerda” no Brasil ruiu da mesma forma que o comunismo pelo mundo, consumidos pela ganância de poder e enriquecimento à custa daqueles que deveria cuidar, o povo.

Os Titãs acertaram na letra da música, para alguns “o sol está nascendo quadrado”.



Nenhum comentário: