terça-feira, 11 de setembro de 2018

Sentimental Demais


Fonte
A sua mãe é daquelas que quando está na cozinha, canta, porém, ela só canta o refrão da música? O meu pai é um dos homens mais silenciosos que eu conheço, enquanto a minha mãe faz tudo falando, não importa se ela está sozinha, segue falando e falando ou então canta. Lembro bem de um trecho que ela repetia sempre “Sentimental eu sou...”. Altemar Dutra, se você tem menos de trinta anos não o viu com vida, ele faleceu em 1983, devido um derrame cerebral.

“Sentimental eu sou
Eu sou demais
Eu sei que sou assim
Porque assim ela me faz”
[...]

A música foi lançada em 1964, logo se tornou um dos grandes sucessos no Brasil e um dos boleros mais cantados até hoje. A identificação de minha mãe com essa música me despertou para escrever esse texto, que grata surpresa para os meus ouvidos ao ouvir outras músicas de Altemar Dutra, enquanto escrevo escuto o “Rei do Bolero”, algum tempo depois suas músicas foram classificadas como "cafonas", e não demorou para surgir uma nova vertente musical no Brasil que descreverei futuramente, o "Brega".

Escrevi um monte e ainda não disse nada, então, vamos ao que interessa. Contei num outro post que a minha mãe era filha de fazendeiro e que tinha 15 irmãos, pois é, nordestino não brinca em serviço. Foi criada com as regalias de ser caçula e mulher, protegida por todos. Um belo dia um rapaz chegou para trabalhar na fazenda, “feio, cabeçudo, com uma camisa de botão surrada e as calças pega marreco, carregava uma mala de pau”, essas foram as palavras dela. O tal rapaz era negro, pobre e falava pouco. Entenda que ser negro na década de 60 já era mais do que suficiente para ser discriminado. Sem muita enrolação, começou a namorar com ele para afrontar a discriminação, depois se apaixonou, não esqueça a música que inspirou esse texto.

Um ano depois o irmão desse rapaz, que morava em São Paulo, o chamou para morar lá e tentar “ganhar a vida”. O rapaz conversou com a minha mãe e partiu, continuaram o namoro por cartas. Estamos em 2018, aposto que tem gente que vai ler isso aqui, que nunca fez uma carta de papel escrita com caneta, isso é uma carta para os que esqueceram. Imagine 45 anos atrás, além da distância minha mãe morava numa fazenda a 50km de Bacabal, interior do Maranhão. Acredite, o sentimentalismo daquele rapaz fez acontecer, depois que ele estava estabelecido a pediu em casamento, ela aceitou e o resultado? Olha eu aqui!

            [...]
“As músicas que eu
Vivo a cantar
Têm o sabor igual
Por isso é que se diz
Como ele é sentimental”

“Romântico é sonhar
E eu sonho assim
Cantando estas canções
Para quem ama igual a mim”
[...]

Como é dito por aqui, “égua doido”, isso é difícil demais, mas o que eu vejo no casamento dos meus pais, é o que inspira músicas como essa, cada vez mais o romantismo parece um sonho cantado em canções, cada vez mais sentimentais.

Inspiração:.

Sentimental Demais(Gouveia e Amorim) – Altemar Dutra – Clipe Aqui.

Nenhum comentário: