sábado, 17 de novembro de 2018

“Ou você precisa de mais?”



A superfície é sempre o lugar mais seguro. 15 de novembro de 2017 um submarino argentino desapareceu, 15 de novembro de 2018 ele foi achado a 800m de profundidade. Esse encontro de datas é apenas uma coincidência? Algo parecido aconteceu comigo, escrevi nessa postagem. Hoje, li uma reportagem que tinha na manchete que os parentes estavam “muito chocados” com aparecimento do submarino, não é para menos quando levaram em conta as datas. Não há mais esperança para os tripulantes, todos estão cientes, porém, sempre existe algo mais profundo que está além do nosso entendimento.

Maslow, um psicólogo americano famoso, desenvolveu a hierarquia das necessidades, também chamada de pirâmide de Maslow, na qual ele divide em cinco conjuntos, de baixo para cima seriam: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e no topo da pirâmide, necessidade de realização pessoal. É um assunto bastante estudado em várias áreas.

Eu penso ser difícil criar uma hierarquia quanto às necessidades, percebo assim como outros autores, que as nossas necessidades são simultâneas, interligadas e congruentes. Porém, assim como Maslow entendeu, nós também compreendemos, precisamos de mais. Esse “mais” não está na superfície. O adicional pode vir de uma profundidade que nunca pensamos poder chegar, pode emergir de 800m ou pode surgir de uma grande perda inesperada. Você está entendendo? É o que Maslow colocou no topo da pirâmide, a realização pessoal.

Em geral pensamos que essa realização tem a ver com nossas conquistas, porém, nem sempre o que conquistamos revela quem nós somos. Não é difícil encontrar pessoas intelectuais e ricas que não se sentem “realizadas”, enquanto outros com menos títulos e riquezas conseguem viver um pouco além da superfície, simples, estão realizadas com quem elas são. Atualmente, está evidente o quanto as pessoas estão ávidas para serem aceitas naquilo que declaram ser, é diário nos meios de comunicação as inúmeras manifestações nesse sentido. Queremos ser vistos como alguém “realizado”. Entre nas mídias sociais agora mesmo e veja o quanto de postagens nesse sentido.

Vou finalizar comentando a múscia que inspirou esse post, Shallow (raso, superfície), Lady Gaga e Bradley Cooper. Me diga uma coisa, você está feliz neste mundo moderno? Ou você precisa de mais? Existe algo mais que você está procurando? Na superfície você está mais seguro, porém, quanto mais profundo menos você é atingido.




Nenhum comentário: