quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Riqueza


A riqueza e a paz, creio eu, que são as coisas mais desejadas no mundo. Um grande número de pessoas vivem em ambientes hostis ou em conflitos armados. Se pudéssemos perguntar para um jovem afegão e um estadunidense, “o que é riqueza?”, quão diferentes seriam essas respostas?

O que é a riqueza para o brasileiro? O que é riqueza para você?

Eu estudava numa escola particular, porém, o meu pai pagava com muito sacrifício, não sobrava o dinheirinho da merenda. Na hora do recreio, no meu entendimento, os filhos dos ricos estavam na fila da cantina. Morávamos num bairro de periferia e tínhamos um fusca. Voltava de ônibus para casa, alguns coleguinhas tinham até motorista. Riqueza era isso, poder ter e fazer as coisas que você quisesse com seu próprio dinheiro.

Sem muita riqueza material, restou o enriquecimento imaterial, o saber. Até nisso os que têm mais dinheiro parecem mais sábios, de fato, o dinheiro facilita o acesso ao conhecimento. Aqui no Brasil é possível adquirir e manter seus bens, existem países que não é bem assim. O enriquecimento cultural, se é que isso existe, foi tão mascarado por ideialismos, que acabaram tornando o enriquecimento material como sinal de egoísmo. Jesus Cristo disse que “o amor ao dinheiro é o princípio de todos os males”, mas nunca condenou um rico por sua riqueza, ainda que também tenha dito “ser difícil um rico entrar no reino dos céus”. Algumas igrejas não estão levando isso muito a sério, basta ver a tal teologia da prosperidade, mas o assunto é riqueza, quando se trata disso, para alguns o céu não importa.

A riqueza que não é minha é maldita, entretanto, aquela que serve para o meu benefício é uma bênção ou um subsídio social ao qual eu tenho direito. Já viu isso por aí?

Rico de dinheiro é alguém que pode comprar o que quiser ou o que precisar, independente do preço. A maioria de nós pensa nisso, quem nunca sonhou em ganhar na Mega Sena? Alguns amigos penaram tanto na vida que buscam na riqueza, a “libertação” desse passado. Raramente eu convidava um amigo da escola para vir na minha casa, com exceção daqueles que eu sabia que não eram tão ricos. Se por um lado eu tinha um pai que fazia de tudo para prover o melhor para mim, por outro existia a riqueza que me dizia o quanto eu não podia ter o que queria. É difícil ensinar isso para uma criança, ainda mais nos dias de hoje. Como falar sobre riqueza sem olhar para a pobreza?


Nenhum comentário: